sexta-feira, 29 de março de 2013

9. The College of William & Mary


Marcelo Fruet & Os Cozinheiros om o Prof. Prado na frente do prédio da universidade.
Segunda-feira. 11h. Começa a primeira oficina na sala 229 do Blair building da universidade The College of William & Mary. Após a apresentação do Prof. Prado, seguimos com música. Dessa vez, em formato acústico, utilizamos um cavaquinho e algumas percussões para demonstrar alguns clássicos do samba, da bossa-nova e da MPB, além da mistura que fazemos naturalmente com o rock, tango, milonga, jazz e outros estilos. Tudo isso juntamente com muito papo, perguntas, explicações e exaltação da cultura brasileira.
14h. O Segundo workshop foi bem parecido, porém mais instigante, pois os alunos haviam lido o livro Hello, Hello Brazil e tinham muitas perguntas interessantes. A sala estava cheia de pessoas interessadas e envolvidas. Foi bem emocionante estar ali como legítimos representantes da cultura brasileira.
O mais legal das oficinas, porém, foi poder mostrar características de alguns estilos  de música nacional, ao mesmo tempo em que derrubávamos os esteriótipos ao apresentar-nos como uma banda urbana, vinda do sul do país, onde o clima é diferente e a cultura também. Dessa forma, os estudantes puderam entender que o Brasil hoje é um pais plural, multifacetado e, diferente do que pensavam, está super conectado com o rock, o jazz e a cultura alternativa mundial contemporânea. Isso pareceu ser super importante para eles.
O prof. Prado e o  Latin American Studies Program do The Tyler History Dept da universidade  William & Mary estão de parabéns pela iniciativa!
A SEFIC e o MINC, de parabéns por tornar essa idéia uma realidade via Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural.
Após os workshops, fomos até um Outlet para comprar casacos e roupas para o frio e a neve inesperados. Agora sim, estávamos prontos para migrar até Nova Iorque.
Williamsburg foi ótima com a gente! Próxima parada Richmond.

Nenhum comentário: